MiraVillas Home
Sobre MiraVillas Home:
MVH é uma moradia "T3+"(*) na Praia de Mira (Mira), a cerca de 2 km da praia.
Localiza-se no aldeamento semi-privado Miravillas, onde os “associados” têm acesso ao campo de ténis e às piscinas exteriores (nas datas de verão estipuladas).
(*) AÉ uma moradia germinada e tem uma capacidade de alojamento recomendada para um máximo de 7~9 pessoas.
É composta por:
- um quarto no R/C com cama de casal (e WC logo ao lado);
- um quarto com cama de casal, WC e acesso a varanda;
- um quarto com cama de casal, cama(s) extra para mais 1~2 pessoas e WC.
- cozinha e espaço de refeições; sala de estar; espaço exterior (jardim); anexo com churrasqueira;
(- outras opções a combinar com o responsável.)
A moradia está equipada por forma a proporcionar uma estadia confortável e prática uma vez que possuiu vários utensílios, eletrodomésticos e outras comodidades:
- Televisão (+ local para ligação de um segundo televisor com acesso a alguns canais - MEO).
- MEO (fibra) & Wi-Fi;
- Máquina de lavar loiça;
- Máquina de lavar e secar roupa;
- Cabine de hidromassagem;
- Frigorífico com congelador;
- Placa vitrocerâmica, forno e micro-ondas;
- Loiça e outros utensílios de cozinha*;
- Máquina de café (Dolce Gusto);
- Ferro e tábua de engomar*;
- Sofá confortável & puffs...
NOTA: É disponibilizado um manual para consulta de todas as informações importantes.
(*Para mais esclarecimentos deverá entrar em contacto.)
Sobre o Miravillas:
O Miravillas é um aldeamento turístico semi-privado, muito tranquilo, enriquecido por estabelecimentos abertos ao público (exemplo: cafés, restaurante, mercearia).
Na Praia de Mira e em Mira encontrarão não só variadíssimas ofertas de comércio e restauração, como também: farmácias; supermercados, hipermercados; posto médico; bombeiros; GNR; CTT; etc...
NOTA: É disponibilizado um manual para consulta de todas as informações importantes.
Sobre Mira / Praia de Mira:
Devido a uma grande ocupação florestal (um pouco mais de metade do território de Mira) a zona está classificada como "Zona Especial de Conservação do Sítio Rede Natura 2000 – Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas" – um estatuto ambiental europeu para a proteção dos habitats e suas espécies. Por sua vez, parte da sua zona marítima e do canal de Mira - na área de sapal do Areão de Mira - pertencem à "Zona de Proteção Especial do Sítio Natura da Ria de Aveiro" - um decreto para a proteção da avifauna aquática e salvaguarda da biodiversidade.
Quem passeia e usufrui pelas terras de Mira, sobretudo na pista ciclo-pedonal - cerca 26km de extensão - e pelos diversos percursos pedestres - 6 percursos com cerca de 55,6km de extensão total) sente as diferentes paisagens e habitantes que vai atravessando: desde o oceano e orla costeira dunar, seguida por uma mancha verde florestal assente em dunas, retalhados campos agrícolas junto às povoações, diversos cursos de água e por belas duas lagoas de água doce - a Barrinha Mira e a Lagoa de Mira.
Estes habitats distintos acolhem dezenas de populações ímpares, onde flora e fauna coexistem. Aqui estão inventariadas mais de 200 espécies de aves, 12 de peixes, 13 de anfíbios, 12 de répteis e 22 de mamíferos. Nas plantas, entre herbáceas, arbustivas e arbóreas, podemos encontrar mais de 400 espécies florísticas. São estes os mundos de escala menor que o convidamos a explorar!
Um agradável cenário paisagístico que convida à visitação. Desejamos-lhe um ótimo passeio na descoberta da natureza e da sua biodiversidade, a par com o importante património cultural e arquitetónico que aqui existe.
A praia da Praia de Mira é recordista na modalidade de praia com bandeira azul!
Património construído: São identificáveis uma série de tributos distintos, nomeadamente religiosos, culturais, históricos e naturais.
● Religiosos - Igreja matriz de Mira, de estilo Maneirista e alguns apontamentos do Barroco, data dos finais do século XVII e é dedicada ao padroeiro de Mira, São Tomé; Capela da Praia de Mira, também conhecida por Capela dos Pescadores.
● Culturais - Museu do território da Gândara, Museu Etnográfico da Praia de Mira, estátua da Mãe Gandaresa, estátua do pescador.
● Históricos - Pelourinho de Mira, Estátua do infante D. Pedro; Monumento aos mortos da Grande Guerra. 18
● Naturais - Pontos de observação ambiental, percurso ciclo-pedonal com cerca de 25 km, percursos pedestres (Rota Dos Moinhos, Rota Dos Museus, Rota Da Vala Real, Rota Do Conglomerado, Rota Das Dunas de Mira, Rota do Pinhal), parques de lazer espalhados por todo o concelho e o passadiço sul com vista para o mar.
Património cultural: O património cultural da região é amplo em termos conceptuais e distribui-se em dimensões tangíveis e intangíveis, conforme se apresenta abaixo:
● Arte Xávega - Arte da pesca artesanal feita com um barco de madeira através da técnica de arrasto, em tempos, com apoio de bois;
● Caretos da Lagoa, incluídos na Máscara Ibérica, fazem parte de uma tradição carnavalesca de origens pagãs, na qual os homens são transformados em bestas que assustam quem vai na rua;
● Casa Gandaresa – Casa de agricultores, incluía para além da área habitacional, uma área para tratar e armazenar os produtos da terra e uma parte destinada aos animais;
● Palheiros – Casa de pescadores, perto do mar e construída sob estacas, contemplando a loja que se destinava aos bois que puxavam a rede do mar;
● Moinhos de água - elemento de fixação e aproveitamento das características hídricas da região (Moinhos do Visconde, Moinhos da Areia, Moinhos do Arraial, Moinhos da Fazendeira e Moinhos da Lagoa).